Top

Sistema de Alarme e Detecção

A Central de Alarme de Incêndio é destinada a alertar, o mais rápido possível, a existência de um princípio de incêndio para que, na maioria dos casos, o extintor manual seja suficiente para controlar a situação. Por este motivo os sistemas de detecção automáticos e manuais, em conjunto com alarmes, sinalizações de abandono, prestam um serviço essencial de segurança para a vida humana e para o patrimônio.

O Sistema de Detecção de Incêndio verifica continuamente se há sinais indicativos de fogo no ambiente (fumaça, altas temperaturas, etc.).
É composto por equipamentos que realizam o gerenciamento, supervisão e sinalização do circuito elétrico do sistema, facilitando a interpretação das informações registradas na central de alarme no momento da ocorrência do sinistro.

Existem vários tipos de detectores de incêndio:

• Ópticos, • Térmicos, • Chama, • Por aspiração

Dentre outros, o objetivo é detectar e alertar caso haja alguma suspeita de incêndio. O sistema também permite interação manual através de acionadores distribuídos ao longo de toda área protegida.

O alerta de um princípio de incêndio é dado através de alarmes de incêndio, que utilizam indicadores luminosos e sinalizadores acústicos para indicar a necessidade de evacuação do local afetado.

Um sistema de detecção de incêndio de alta tecnologia possui dispositivos que ao detectar qualquer sinal de fogo, ativarão automaticamente mecanismos de extinção através do lançamento de água, espuma ou gás – o quer for mais adequado (projetado) para o ambiente protegido.

De acordo com Normas Nacionais e Internacionais e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, tais sistemas aplicam-se as edificações industriais, comerciais ou ambientes críticos onde se exige detecção e/ou combate do fogo manual ou automático.

REFERÊNCIAS NORMATIVAS NBR 11836 - Detectores automáticos de fumaça para proteção contra incêndio.
NBR 13848 - Acionador manual para utilização em sistemas de detecção e alarme de incêndio.

NBR 17240 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio – projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos.

NFPA 72 - National Fire Alarm Code.

Trabalhamos com instalação de Centrais de Alarme de incêndio endereçável e convencional, acionadores, botoeiras, detectores de gás, Detectores de calor, Detectores Linear ,Detectores de fumaça e sirenes e todos os tipos de alarmes de combate à incêndio.

NOSSOS CLIENTES